HOME > Atividades > Oficina Jacarandá
  pesquisar no site |   mapa do site

JACARANDÁ - Oficina itinerante

  en castellano        EM PORTUGUÊS

apresentação próximas oficinas oficinas realizadas

apresentação em pdf

Jacarandá
Oficina itinerante com o compositor Luca Belcastro
alt


Dentro do projeto Germina.Cciones... - primaveras latino-americanas, em distintas cidades da América Latina, acontece o Jacarandá - Oficina itinerante com o compositor Luca Belcastro, para o qual são convidados a participar compositores e intérpretes de música, sem restrições de idade.

O objetivo principal é refletir sobre o ato criativo como processo consciente, conhecimento pessoal e transformação, compartilhando a criação no diálogo, respeito e escuta recíproca, de maneira coletiva.
Além disso, Jacarandá busca incentivar a criação de novas obras e a formação de novos conjuntos, estimulando-os a interpretar música nova, bem como fornecendo elementos para a apreciação, análise, técnicas composicionais e instrumentais da música atual. Tanto as obras quanto os grupos que venham a surgir na oficina passarão a integrar os diversos festivais latino-americanos de música contemporânea reunidos sob a coordenação do projeto Germina.Ciones..., contribuindo para a divulgação e intercâmbio internacionais entre as diversas realidades e músicos da América Latina.

Jacarandá consiste em oficinas de composição e interpretação ministradas por Luca Belcastro, durante as quais os participantes trabalham e colaboram na criação de novas obras para os grupos ou solistas colaboradores.
Para exemplificar as técnicas composicionais e instrumentais contemporâneas, Luca Belcastro e os compositores participantes apresentam análises das partituras de suas obras, atividade complementada por mesas redondas e/ou comunicações de músicos e artistas importantes, preferencialmente no cenário latino-americano, especialistas nas diversas áreas e expressões artísticas contemporâneas abordadas durante Jacarandá.
A atividade termina com a apresentação em concerto de uma seleção das novas obras compostas pelos participantes, contando com os grupos e solistas colaboradores, e estando inserido no festival Prismas - Festival Permanente de Criação Latino-americana.

As inscrições dos participantes (compositores e intérpretes) e ouvintes serão efetivadas de acordo com o critério das diferentes sedes de Jacarandá (ver fichas individuais). Os compositores são convidados a propor um projeto detalhado de uma nova obra juntamente com hipóteses viváveis para a sua realização técnica, currículo e cópia de partituras recentes de sua autoria.

Todas as atividades poderão ser assistidas pelo público interessado. Serão concedidos certificados aos participantes (ativos e ouvintes) que somem um total de pelo menos 70% de presença na atividade.

apresentação em pdf